Dia Consciência Negra é no Cine Vila!

Imagem

Dia 20 é o dia da Consciência Negra e o Cine Vila entra nessa onda pra fortalecer a luta na Vila Santa Luzia.  Neste dia, a partir das 19h vamos exibir alguns filmes que retratam a resistência do povo negro ao redor do país e ao longo de sua história.

De Zumbi dos Palmares aos dias atuais a importância da luta não para de crescer. Nesse embalo, vamos fazer uma sessão ao ar livre, no Campo do Bueirão, com mostra de clipes e exibição dos curtas Ylê Aiyê Angola, Cambinda Estrela: Maracatu de Festa e Luta e Quilombo Rio dos Macacos. O diretor do filme Cambinda Estrela, Adriano Lima, estará presente para contar sobre a experiência de sua produção. Queremos construir um debate aberto sobre questões como racismo, identidade e resistência das comunidades negras.

Dia da Consciência Negra é no Cine Vila!

Ilê Aiyê/Angola 

Diretor: Orlando Senna

Duração: 15 min

O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.

Cambinda Estrela Maracatu de Festa e Luta
Direção: Adriano Lima
Duração: 15 min

A festa é quem dá sentido a luta. O brilho, a força e a arte são elementos que reforçam todo um anseio por dias melhores, por uma sociedade justa, e acreditando na educação para alcançar e transformar a realidade da Comunidade de Chão de Estrelas, o Maracatu Cambinda Estrela tenta e faz a todo custo essa transformação local e de pessoas que são de festa e de luta!

Quilombo Rio dos Macacos
Produção Anônima
Duração: 10 min
Este filme mostra que a Marinha do Brasil deflagrou no Quilombo dos Macacos, localizado entre Salvador e Simões Filho, uma guerra a um grupo de famílias descendentes de escravos que vivem ali desde muito antes da chegada da Marinha. Hoje constituem mais de 50 famílias reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares.
O quê? Cine Vila debate Consciência Negra
Quando? Dia 20 de novembro, às 19h
Onde? No Campo do Bueirão, Rua Zilda S. de Santana, Vila Santa Luzia, Torre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s