Dia 20 é o dia da Consciência Negra e o Cine Vila entra nessa onda pra fortalecer a luta na Vila Santa Luzia. Neste dia, a partir das 19h vamos exibir alguns filmes que retratam a resistência do povo negro ao redor do país e ao longo de sua história.
De Zumbi dos Palmares aos dias atuais a importância da luta não para de crescer. Nesse embalo, vamos fazer uma sessão ao ar livre, no Campo do Bueirão, com mostra de clipes e exibição dos curtas Ylê Aiyê Angola, Cambinda Estrela: Maracatu de Festa e Luta e Quilombo Rio dos Macacos. O diretor do filme Cambinda Estrela, Adriano Lima, estará presente para contar sobre a experiência de sua produção. Queremos construir um debate aberto sobre questões como racismo, identidade e resistência das comunidades negras.
Dia da Consciência Negra é no Cine Vila!
Ilê Aiyê/Angola
Diretor: Orlando Senna
Duração: 15 min
O Carnaval do grupo Ilê Aiyê, organização do bairro Curuzu, Salvador (BA). A música, a religião, a política e a influência desta comunidade negra, 120 anos depois do fim do tráfico de escravos.
A festa é quem dá sentido a luta. O brilho, a força e a arte são elementos que reforçam todo um anseio por dias melhores, por uma sociedade justa, e acreditando na educação para alcançar e transformar a realidade da Comunidade de Chão de Estrelas, o Maracatu Cambinda Estrela tenta e faz a todo custo essa transformação local e de pessoas que são de festa e de luta!