Cine Vila – Mês de Maio

cartaz maio-06

Neste quarto mês de vida do Cine Vila – maio, mês das mães – iremos trabalhar o tema da maternidade e da paternidade: o cuidado, as relações de afeto, o encontro, o desencontro e o reencontro, a beleza e a dureza do dia a dia, e os sonhos. O Cine Vila é filho de vários pais e mães da Vila Santa Luzia e do bairro da Torre, e sua casa é o CEPAS, centro comunitário fundado na década de oitenta, originário de um grupo de mães da comunidade.

A sessão, que acontecerá no dia 29 de maio às 19h30, exibirá os filmes Dalva, curta de Caroline Leone, e o longa Central do Brasil, do cineasta Walter Salles. O primeiro mostra o cotidiano de uma mãe solteira na cidade de São Paulo e sua relação com sua filha e seus sonhos; e o segundo é o aclamado filme brasileiro que conta a história de Josué, menino que perde a mãe em plena cidade do Rio de Janeiro e inicia uma jornada em busca de seu pai no sertão nordestino, acompanhado de Dora, mulher de meia idade que escreve cartas para pessoas analfabetas.

Para o debate, contaremos com Mariana Azevedo e Hemerson Moura, integrantes do Instituto Papai, ONG feminista cujas ações são voltadas para a população masculina com o objetivo de promover a desconstrução do machismo. Mariana e Hemerson irão compartilhar suas experiências no trabalho com a questão da paternidade e da masculinidade, de forma a facilitar um debate que perceba a maternidade e a paternidade de maneira relacional.

Convidamos a todas e todos para mais uma sessão do Cine Vila. Não percam!

O quê? Cine Vila debate maternidade e paternidade

Quando? 29 de maio, às 19h30

Onde? No CEPAS (Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Santa Paula Frassinetti), Rua Souza Bandeira Q L1, Vila Santa Luzia, Torre, Recife – PE.

Dalva

Direção: Caroline Leone / Duração: 10 min / Gênero: Ficção / Ano: 2004

Visão poética do cotidiano de uma mãe solteira vivendo na cidade de São Paulo. O sonho contado pela filha transforma seu dia em objeto de reflexão sobre as possibilidades de felicidade.

Central do Brasil

Direção: Walter Salles / Duração: 113 min / Origem: Brasil/ França / Gênero: Drama / Ano: 1998

Dora escreve cartas para analfabetos na Central do Brasil. Uma das clientes de Dora é Ana, que vem escrever uma carta com seu filho, Josué, um garoto de nove anos, que sonha encontrar o pai que nunca conheceu. Na saída da estação, Ana é atropelada e Josué fica abandonado. Mesmo a contragosto, Dora acaba acolhendo o menino e envolvendo-se com ele. Termina por levar Josué para o interior do nordeste, à procura do pai. À medida que vão entrando pelo país, estes dois personagens tão diferentes vão se aproximando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s