Sessão de comemoração ao mês da mulher e aos 30 anos do CEPAS, com homenagem a irmã Paula Bauberg

internet-08

O Cine Vila acabou de começar e está a todo vapor! Neste mês de março teremos uma sessão para lá de especial dedicada à discussão sobre o lugar da mulher em nossa sociedade, com exibição de filmes acerca do tema e debate com o público e convidadas. Afinal de contas, não poderíamos deixar passar em branco a data histórica de luta das mulheres por seus direitos, o 8 de março – Dia Internacional da Mulher, até porque o espaço onde acontece o Cine Vila, o CEPAS, é um centro comunitário marcadamente dirigido por mulheres e com ações voltadas para o crescimento da autonomia feminina.

Só para saber um pouco da história de sua história, o CEPAS – Centro de Ensino Popular e Assistência Social do Recife Santa Paula Frassinetti – foi fundado em março de 1983 através da irmã Paula Bauberg, da Ordem das Doroteias, com o apoio do Cecosne e de Dom Helder Câmara, a partir de um Clube de Mães da antiga Vila da Prata (localizada na Vila Santa Luzia). Este mês, portanto, estamos comemorando os 30 anos do centro comunitário, e vamos aproveitar para celebrar no Cine Vila, fazendo uma homenagem a todas as mulheres que constroem dia a dia a Vila Santa Luzia e especialmente a irmã Paula Bauberg.

Mas este assunto não é só de mulher! Pois quando falamos em liberdade e autonomia femininas estamos falando em liberdade e autonomia para a sociedade como um todo. Assim, temos o prazer de convidar a todas e todos para participar desta sessão do Cine Vila e comemorar conosco os 30 anos do CEPAS e a homenagem à irmã Paula Bauberg.

Haverá sorteio de prêmios surpresa!

E tudo isso é gratuito!

 

Abaixo as sinopses dos filmes que serão exibidos:

 

SEBASTIANAS

Direção: Andrea Ferraz

Duração: 36’

Mostra o trabalho, o cotidiano, a luta, a resistência e os sonhos de mulheres como Cláudia, catadora de material reciclado; Clécia, raspadeira de mandioca; Maria, agricultora; Rosinete, ribeirinha; Sebastiana, quebradeira de coco. Trabalhadoras. Lutadoras. E Feministas. De forma bastante sensível e contundente situa suas vidas no contexto das crises econômicas e ambiental que enfrentamos hoje. Sebastianas é um convite para que mais mulheres juntem-se na luta por um outro mundo possível.

 

Vida Maria

Direção: Márcio Ramos

Há muitas gerações, mulheres nordestinas repetem o ciclo: abandonar os estudos para trabalhar, casar, ter filhos e envelhecer. O curta metragem acompanha Maria José, desde os 5 anos de idade, na labuta diária do pilão, no envelhecer calado que transforma seu corpo revelando as marcas do tempo.

 

Centenário do Sul

Direção: Coque Vive

Numa cadeira de balanço, na sala de casa, ou nas ruas do bairro: encontros com três mulheres que compartilham suas memórias a partir de fotografias. Todas moradoras da Rua Centenário do Sul, na comunidade do Coque.

 

O quê? Segunda Sessão do Cine Vila, cineclube da Vila Santa Luzia

Onde? No CEPAS (Centro de Ensino e Assistência Social do Recife Santa Paula Frassinetti), Rua Souza Bandeira Q L1, Vila Santa Luzia. Bairro da Torre – Recife-PE

Quando? dia 20 de Março, às 19h

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s